Novembro Azul: A importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata


Postado em 13/11/2019

 

 

 

 

 

É conhecida como Novembro Azul a campanha mundial que acontece durante o mês de novembro, a fim de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O tumor é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens brasileiros, principalmente entre homens a partir dos 50 anos de idade, além de pessoas com histórico de câncer em parentes de primeiro grau.

A próstata é uma glândula masculinalocalizada abaixo da bexiga e que envolve parte da uretra. Durante o funcionamento desse órgão, algumas células podem se multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento do tumor. O câncer de próstata é o segundo com o maior número de vítimas no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Todos os anos, surgem cerca de 66 novos casos da doença para cada 100 mil homens.

 

SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

A doença pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são semelhantes ao crescimento benigno da próstata, com sintomas que incluem dificuldade para urinar e constante sensação de bexiga cheia. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas de infecção urinária, e, em casos extremos, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é indicado para acompanhar possíveis alterações específicas do órgão. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia, ou o surgimento do câncer. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a eventual necessidade de uma biópsia, que é a análise de fragmentos da glândula e a única forma de confirmar a suspeita de câncer. O Ministério da Saúde recomenda a realização anual desses exames, ou sempre que houver a presença de sintomas.

É possível prevenir o câncer de próstata com hábitos saudáveis, que também diminuem o risco de várias outras doenças. Esses hábitos incluem manter uma alimentação saudável e equilibrada; evitar o tabagismo; identificar e tratar pressão alta, diabetes e colesterol; manter o peso saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Contatos

11 3253-8583

atendimento@unisindiclube.com.br


Links Adicionais

In Company

Faça treinamento direto na sua empresa.

Notícias

Veja todas as nossas notícias.

Biblioteca Digital

Acesso um dos maiores acervos de conteúdo on-line.

Sindi Clube

Visite o site do Sindi Clube.

© Sindi Clube - Todos os Direitos Reservados