Liderança de alta performance: saiba como adequar seu trabalho para maximizar resultados


Postado em 29/11/2019

 

 

 

 

 

 

Em empresas e organizações, a “alta performance” é um pré-requisito para cargos de liderança. Esse termo está em alta na área administrativa e diz muito sobre o que essas organizações estão buscando em colaboradores, equipes e líderes, bem como na sua própria atuação no mercado competitivo, tendo em vista que esforços profissionais em sua mais alta performance trazem resultados positivos para a empresa e, consequentemente, para a equipe.

O que é necessário para se tornar um líder de alta performance?

Um líder de alta performance é aquele que tem o poder de cativar e incentivar a equipe com sua forma de executar estratégias e atividades. Além disso, o líder de alta performance abre espaço para que sua equipe participe ativamente de decisões e desenvolvimentos, tornando as metas possíveis de serem alcançadas. Esse tipo de profissional marca a vida e a carreira dos componentes da equipe com influência positiva e com ensinamentos que estes levarão para toda a vida.

É necessário ter em mente que a liderança de alta performance exige muito mais do que determinado perfil profissional ou personalidade. É necessário ter prática e conhecimento, além de anos de experiência e trabalho duro para exercer essa missão de grande potencial dentro das empresas.

Apesar de a nomenclatura do cargo ser “líder”, suas atividades vão muito além da liderança, assemelhando-se à função de coach. Entre as principais responsabilidades do cargo, destacam-se:

  • Auxílio no desenvolvimento da equipe
  • Transmissão de valores da empresa à equipe
  • Atuação na estratégia organizacional
  • Gestão de equipe

 

Práticas para uma liderança de sucesso

Independentemente do tamanho da empresa, é importante definir metas e objetivos que se deseja cumprir e as formas de alcançá-los. Assim, é possível monitorar a performance da equipe e desenvolver estratégias adequadas a ela. É interessante detalhar informações como indicadores, objetivos e prazos relacionados às atividades individuais e coletivas.

Após definir os objetivos e as metas, é necessário informá-los à equipe de forma clara, para que não haja falhas na comunicação entre líder e colaborador, e abrindo espaço para que todos tirem suas dúvidas e apresentem suas ideias.

Definir prioridades e estratégias de forma inteligente é fundamental para que a equipe possa focar no resultado que deve ser atingido. Conforme os resultados são entregues, a equipe poderá assumir novas prioridades sem que nenhuma das partes fique sobrecarregada.

Acompanhar a evolução da equipe é extremamente necessário para identificar quais estratégias estão surtindo resultados, quais as dificuldades da equipe ou onde algo está dando errado. Além disso, treinamentos e capacitações, entre outras mentorias que possam aprimorar a performance intelectual e pessoal da equipe, são sempre bem-vindos.

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