Características essenciais para um trabalho em equipe bem-sucedido


Postado em 12/12/2019

 

 

 

 

 

A força de uma empresa é baseada no engajamento, na dedicação e no trabalho de pessoas. Dessa forma, o capital humano é, sem dúvida, a principal base de uma organização, tendo em vista que, sem esse capital, os resultados e o crescimento de uma empresa seriam impossíveis. Entretanto, trabalhar em uma organização significa conviver com pessoas diferentes, que têm opiniões e objetivos diferentes, e formas distintas de enxergar o mundo. Assim, saber aceitar e empregar essas diferenças é indispensávelpara que o trabalhado coletivo, o chamado trabalho em equipe, atinja seus objetivos e metas.

Uma vez que reúne as habilidades de diversos componentes de um grupo, o trabalho em equipe promove resultados mais eficientes do que as atividades realizadas de forma individual. Para que isso seja possível, é necessário estimular a união e a ação estratégica, e toda a equipedeve estar engajada na busca de resultados satisfatórios.

 

O papel do trabalho em equipe no sucesso coletivo empresarial

O trabalho em equipe promove a socialização com os colegas, uma vez que o grupo convive diariamente, troca ideias e experiências profissionais, faz debates estratégicos, tornando possível o crescimento e o desenvolvimento profissional e coletivo. O resultado é um trabalho mais efetivo, plural e satisfatório para gestores e colaboradores.

Para que esse processo de trabalho e crescimento seja possível, é necessário que cada membro da equipe possuahabilidades que facilitem o convívio e o desenvolvimento do trabalho, comosaber expressar ideias, expor pontos de vistaeouvir opiniõesdivergentes. É necessário saber ceder e buscar o melhor resultado que atenda ao interesse coletivo, deixando interesses pessoais fora das decisões.

É necessário o colaborador saber se comunicare deixar claro o seu posicionamento acerca de processos e decisões importantes. Ele deve ser comprometido, engajado e determinado para participar das atividades e buscar a evolução e o aprimoramento pessoal ao longo do processo.

A confiança é a base de um trabalho em equipe bem-sucedido. Os integrantes da equipe devem confiar uns nos outros, inclusive no trabalho do outro, pois, dessa forma, todos se sentem livres e confortáveis exercendo sua parte, dividindo informações e pedindo ajuda, quando necessário.

Acima de tudo, é necessário que cada colaborador conheça os limites e a importância do seu trabalho para o funcionamento da empresa, como uma peça essencial dentro de uma engrenagem. Além disso, um bom trabalho em equipe permite flexibilidades. Por exemplo, quando os funcionários conhecem bem o projeto e o papel de cada um dentro da engrenagem do trabalho, a equipe está preparada para imprevistos e ocasionais ausências.

 

Contatos

11 3253-8583

atendimento@unisindiclube.com.br


Links Adicionais

In Company

Faça treinamento direto na sua empresa.

Notícias

Veja todas as nossas notícias.

Biblioteca Digital

Acesso um dos maiores acervos de conteúdo on-line.

Sindi Clube

Visite o site do Sindi Clube.

© Sindi Clube - Todos os Direitos Reservados