Benefícios da aplicação do treinamento de força para mulheres


Postado em 11/02/2020

 

 

 

 

 

 

Atualmente, o treinamento de força tem um grande papel no condicionamento físico em geral, tanto na performance esportiva como na reabilitação de lesões e no aumento da massa muscular. Para atingir os objetivos desejados, existem diversos métodos e séries de treinamento, o que gera polêmicas sobre a eficiência de cada um deles. Entretanto, a questão deve ser observada com cautela, pois há poucos estudos sobre esses vários métodos, e dificilmente alguém poderá afirmar qual deles é melhor ou mais eficaz.

O método de treinamento é uma categoria fundamental do processo de treinamento, pois é através dele que são utilizados exercícios específicos para obter resultados previamente planejados. Trata-se da utilização de um determinado meio para atingir uma determinada direção. Dessa forma, a seleção do método está ligada à direção do efeito potencial conseguido, e este deverá estar de acordo com o efeito desejado.

Alguns dos métodos de treinamento de força são voltados para a hipertrofia, e, antes de colocá-los em prática, é importante conhecer e ter consciência de como utilizá-los de forma racional, na quantidade e no momento adequados. O método só é eficaz se forem consideradas estas três questões: a quem se destina, quando aplicá-lo e o que se deseja obter por meio dele (aumentar força máxima, resistência muscular, hipertrofia muscular, entre outros).

 

Treinamento de força para mulheres

Adquirir força pode não ser o principal objetivo de treino de todas as mulheres, mas o que algumas talvez não percebam é que a força é um aspecto importante para se alcançar quase todos os objetivos de condicionamento, além de contribuir para o bem-estar e tornar a vida mais agradável.

O treino com pesos é capaz de acelerar o metabolismo, o que leva à queima de calorias durante o descanso. Muitas mulheres rejeitam esse tipo de treino para evitar o excesso de músculos volumosos, mas existem diversos fatores que podem impedir que isso aconteça, como a produção de testosterona, o tamanho e a distribuição das fibras musculares, bem como suas proporções.

O treino de força também está associado a benefícios psicológicos, uma vez que estimula a produção de endorfinas. Esses hormônios agem no cérebro e provocam melhora do humor, aumento da resposta do sistema imune e diminuição do estresse. São inúmeros os benefícios para a saúde de quem pratica treinamento de força, incluindo a diminuição do risco de desenvolvimento de diabetes ou osteopenia em pessoas com predisposição genética para a doença. Esse tipo de treinamento diminui a gordura visceral, melhora a sensibilidade à insulina e aumenta a densidade mineral óssea.

O curso presencial de Treinamento de Força Para Mulheres  tem como proposta apresentar didaticamente o processo de planejamento e aplicação do Treinamento de Força para mulheres a partir das bases da Metodologia do Treinamento e de evidências científicas.  Por meio da Musculação e do Treinamento Funcional, os participantes conhecerão ferramentas e abordagens que vão enriquecer sua vida profissional. Inscreva-se!

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