7 dicas de como motivar seus funcionários


Postado em 07/08/2020

 
 
 
 
 
 
 
 
 
7 dicas de como motivar funcionários
 
 
Para criar estratégias certas e estimular o alto desempenho, a satisfação profissional dos funcionários é essencial. É preciso mobilizar as pessoas, desenvolver seu potencial infinito e reconhecer os resultados. Nesse sentido, veja algumas ações que fazem diferença para motivar os funcionários que trabalham com você.
 
 
 
1 - Reconhecimento profissional
 
Reconhecer o trabalho dos profissionais, seu valor e sua contribuição para atingir as metas da empresa e motivá-los sempre. Quando um colaborador é reconhecido profissional e financeiramente, ele sente que está sendo visto pela organização, apoiado por ela e que tem o suporte de que precisa para desenvolver seus talentos e suas habilidades, crescer e prosperar em sua carreira.
Há diversas formas de a organização ganhar com a produtividade de seus colaboradores, podendo incluir em suas políticas de estão de Pessoas aumentos salariais conforme produtividade e êxitos, bônus por resultados, promoções, bem como investir na capacitação técnica e comportamental de forma continuada.
 
 
 
2 - Dê oportunidades
 
Crie oportunidades de o funcionário aprender, obter experiências, ampliar seus conhecimentos e, assim, aumentar suas chances de sucesso. Empresas que oferecem planos de carreira são as mais prestigiadas e procuradas, pois dão perspectiva de futuro e crescimento.
Este é um fator a mais de motivação, pois quando os funcionários sabem o quanto podem evoluir e quais patamares podem alcançar com o seu trabalho, mais força, foco e comprometimento têm para fazer valer a pena suas oportunidades e para conquistar os seus objetivos e sonhos na profissão e na vida.
 
 
 
3 - Invista em treinamento e desenvolvimento
 
Investir em um profissional por meio de incentivos em treinamentos e cursos de especialização e capacitação faz com que o profissional se sinta reconhecido. Quando a empresa tem políticas de gestão que valorizam a formação continuada dos seus colaboradores, eles também reconhecem a preocupação da organização em formar, capacitar e desenvolver a equipe. Isso
faz toda a diferença!
 
Essa estratégia traz resultados positivos para ambos os lados e ajuda a criar um ambiente favorável para o desenvolvimento das pessoas. Assim, o funcionário tem a chance de se atualizar em sua área, aprendendo coisas novas e, assim, estar mais comprometido e engajado com os resultados. Por sua vez, a empresa também terá equipes mais capacitadas e dispostas
a trabalhar mais e melhor.
 
Nesse sentido, os programas de coaching são um excelente método para desenvolver o capital humano e acelerar seus resultados. Fica a dica!
 
 
4 - Promova um clima positivo
 
O local de trabalho é onde passamos grande parte de nosso tempo. Para alcançar as metas estabelecidas e gerar resultados para a empresa, temos que conviver com pessoas diferentes e em conjunto. Contudo, se essas relações não são positivas, ou seja, se a comunicação não é clara e a infraestrutura também não, isso desmotiva a equipe.
 
Cuide do clima organizacional, proporcionando aos profissionais um ambiente positivo, construtivo e que leve ao aumento de sua motivação todos os dias, engajando-os e fazendo com que sejam destacados.
 
 
 
5 - Dê feedbacks constantes
 
Esta é, com certeza, uma das dicas mais importantes. O feedback constante, seja por um trabalho bem ou malfeito, de forma que seja construtivo, ajuda muito a posicionar seu funcionário sobre os objetivos que gestor e funcionário acordaram.
Um bom líder serve como instrumento de aprendizado. Esses retornos constantes também dão aos funcionários a oportunidade de conhecerem seus pontos fortes e aqueles em que precisam melhorar. Com isso, podem trabalhar em seu aperfeiçoamento técnico, emocional e comportamental e evoluir na carreira, na empresa e na vida.
 
 
 
6 - Atenção à questão salarial
 
Dinheiro não é tudo, porém, este é um dos quesitos que realmente mais pesam na satisfação dos funcionários. Numa recente pesquisa, inclusive, realizada pelo site de avaliação de empresas Love Mondays, dos 1.564 profissionais avaliados, a insatisfação com o salário ganhou em primeiro lugar como o aspecto que mais incomoda os profissionais.
Quando, por exemplo, os salários na empresa são incompatíveis com os praticados no mercado, as remunerações estão defasadas, não há aumentos salariais há anos ou quando os pagamentos atrasam constantemente, a motivação dos colaboradores também cai drasticamente.
 
Isso acontece porque pagar salários justos e honrar seus compromissos também é uma das formas de reconhecer e valorizar os profissionais. Afinal, cada colaborador tem suas responsabilidades financeiras, anseios de crescimento salarial na carreira e sonhos pessoais.
Contudo, sem receber o que é justo, tudo isso acaba ficando comprometido pela falta de dinheiro, o que leva à insatisfação e à desmotivação da equipe.
 
 
 
7 - Elogie sinceramente
 
Um elogio verdadeiro é muito positivo porque impacta diretamente na motivação de uma pessoa, porque simboliza, na prática, um reconhecimento. Nesse sentido, nada mais desanimador para um membro da equipe do que entregar bons resultados e ter a sensação de que não fez mais que a sua obrigação.
Por mais que todos tenham suas responsabilidades na empresa, reconhecer um trabalho bem executado, as boas ideias, as soluções, os talentos, bem como o bom comprometimento do colaborador é essencial à sua motivação.
 
Portanto, faça do elogio uma ferramenta de gestão de pessoas e reconheça publicamente os profissionais que se destacam na realização do seu trabalho, na resolução de uma situação complicada ou na construção de um projeto importante. Faça isso sempre sendo bem específico, ou seja, deixando claros os motivos pelos quais a pessoa está recebendo aquele reconhecimento. Isso mostra respeitome é uma boa forma de indicar aos demais quais caminhos devem seguir para serem reconhecidos também.
 
 
Gostou das dicas sobre como motivar funcionários? Como podemos perceber, motivar as pessoas no trabalho pode ser bem menos desafiador quanto se tem as ferramentas e as estratégias certas, e, especialmente, quando o líder e a empresa conhecem quais são as necessidades básicas do ser humano e buscam respeitá-las e atendê-las com assertividade.
Use essas estratégias e promova resultados extraordinários na motivação dos seus colaboradores também.

Contatos

11 3253-8583

atendimento@unisindiclube.com.br


Links Adicionais

In Company

Faça treinamento direto na sua empresa.

Notícias

Veja todas as nossas notícias.

Biblioteca Digital

Acesso um dos maiores acervos de conteúdo on-line.

Sindi Clube

Visite o site do Sindi Clube.

© Sindi Clube - Todos os Direitos Reservados