6 Maiores mitos da saúde


Postado em 08/06/2020

 

 

 

 
 
 
 
 
 
São tantas as coisas que colocamos como verdade absoluta, que algumas delas, acabam se tornando parte do dia a dia de diversas pessoas. Informação é realmente importante, e te faz economizar tempo e dinheiro. Conheça alguns dos maiores mitos da saúde.
 
 
 
Estalar os dedos faz mal
 
A sensação de estalar os dedos e as articulações é prazerosa. Há pessoas que dizem que o hábito de estalar as articulações leva ao desgaste delas, engrossa as juntas e pode até provocar artrite. 
 
Após diversos estudos sobre o assunto, com milhares de voluntários, todos chegaram à conclusão de que, se isso for feito com delicadeza, sem forçar, não causa nenhum agravante.
 
O estalo é gerado pelo líquido sinovial, um fluido lubrificante que preenche os espaços entre as articulações, com a movimentação normal dos dedos. O líquido gera bolhas e, ao puxar os dedos, as articulações se afastam e as bolinhas estouram, provocando o som do estalo.
 
 
 
Açúcar mascavo é mais saudável
 
Açúcar não é veneno, mas também não faz bem. Se consumido em excesso, ele engorda, causa diabetes e vicia, independentemente se for branco ou mascavo. A única diferença é que o mascavo contém 5% a 10% de melado, um caldo marrom e viscoso da cana-de-açúcar, que contém ferro, cálcio, potássio, sódio e magnésio.
 
O açúcar mascavo é tão calórico quanto o branco, porém, adoça um pouco menos, o que pode levar a pessoa a consumir mais.
 
 
 
Banho depois de comer é perigoso
 
Após você comer, o seu corpo envia mais sangue (logo, mais energia) para o sistema digestório. Caso você faça exercício físico, os seus músculos também vão pedir energia. Isso significa que o problema é fazer esforço físico excessivo depois de comer; um banho de chuveiro não tem problema.
 
 
 
Micro-ondas mata os nutrientes da comida
 
Cozinhar alimentos, independentemente do jeito como isso for feito, reduz o seu teor nutricional, porque o calor destrói vitaminas, mas o micro-ondas é o que menos provoca isso. Ele cozinha os alimentos mais depressa, com menos calor e, principalmente, usando menos água.
 
O forno de micro-ondas não emite radiação, mas trabalha com ondas eletromagnéticas. Há quem acredite que ele dá câncer também, mas isso não é verdade.
 
 
 
Suco detox purifica o organismo
 
Não existe alimentos detox. O corpo se desintoxica sozinho. O que se deve fazer é diminuir o consumo de coisas que fazem mal, como açúcares, gorduras, álcool e nicotina. Os chamados sucos detox, que geralmente são feitos com a mistura de couve com frutas, podem até ser bons, mas não têm o poder de eliminar nenhuma toxina (e seus ingredientes seriam mais bem absorvidos pelo organismo se fossem consumidos em suas formas naturais, não como suco).
 
Quem tem o trabalho de eliminar as toxinas são os rins e o fígado. Para ajudá-los nessa tarefa, você pode consumir uma alimentação leve e também beber bastante água.
 
 
O café da manhã é a refeição mais importante do dia
 
Em 1944, a General Foods criou uma campanha publicitária para vender mais cereal matinal. O slogan “Segundo experts em nutrição, o café da manhã é a refeição mais importante do dia” se tornou lendário. A ideia pegou tanto que foi alçada à condição de verdade universal. Ao longo do dia, a pessoa precisa consumir um mínimo de calorias, vitaminas e fibras. Não importa o horário, e sim o que você come.
 

Contatos

11 3253-8583

atendimento@unisindiclube.com.br


Links Adicionais

In Company

Faça treinamento direto na sua empresa.

Notícias

Veja todas as nossas notícias.

Biblioteca Digital

Acesso um dos maiores acervos de conteúdo on-line.

Sindi Clube

Visite o site do Sindi Clube.

© Sindi Clube - Todos os Direitos Reservados